Cláudio Caldas

Porta Curtas Petrobrás
um raro exemplo de bom uso da coisa pública.

Amigos do Samba...

Para falar mal do Poder Público já tem tanta gente que eu nem mais me dou ao trabalho de praticar este esporte. Afinal, entra um governo sai outro e nada muda mesmo. Preocupação com cultura então é sempre a última das prioridades. Claro, estas sempre começam pelos banqueiros, que são quem financia ou patrocina as campanhas dos nossos executivos e nobres parlamentares... Êpa! Tô falando mal... chega! Quero apenas dar uma dica - surpreendentemente e inesperadamente legal - pra vocês. O sítio Porta Curtas Petrobrás.

Confesso que nem me lembro de como cheguei até ele. Certamente foi garimpando notícia sobre samba. A surpresa boa foi encontrar um sítio onde podem ser vistos vários filmes, em curta-metragem, sem nenhum custo adicional ou necessidade de inscrição ou informação de dados pessoais, especialmente o endereço eletrônico. Fantástico! Taí um excelente exemplo de boa utilização do erário público. Um ambiente patrocinado pela Petrobrás, para exibição gratuita de filmes, entre eles alguns documentários muito bem transados sobre o nosso tema predileto: o samba.

Já assisti a alguns e recomendo: Nélson Sargento, um documentário de Estevão Ciavatta Pantoja, com duração de 22 minutos e que mostra o sambista mangueirense em seu "habitat natural" - o morro de Mangueira. Com participações emocionantes de Carlos Cachaça e Paulinho da Viola - olha ele aí de novo, gente!
Outro imperdível é O Jaqueirão do Zeca, outro documentário, este de Denise Moraes e Ricardo Bravo, de 20 minutos de duração, ambientado nas rodas de samba de Xerém, onde o Zeca Pagodinho descobre autores como Serginho Meriti, Zé Roberto Efeson e um tal Trio Calafrio, que faz samba de qualidade, do jeito que a gente ama.
Assista lá também ao Coruja, que mostra o recém falecido Bezerra da Silva. Um documentário de apenas 15 minutos de Márcia Derraik e Simplício Neto, que retrata a relação do nosso já saudoso malandro Bezerra com compositores anônimos, retirados lá de onde a coruja dorme.

No sítio também encontramos diversos outros filmes - sempre de curta metragens. Diversos gêneros e um buscador permitem que você ache e fique sabendo, neste nosso Brasil de pouca referência cultural, que existem boas fitas rodando por aí. Faça como eu e crie a sua cinemateca, marcando os filmes de sua predileção. Alguém tem um palpite para o nome da minha pasta do coração? Acertou quem pensou "Samba". É isso aí moçada...

O endereço é http://www.portacurtas.com.br/index.asp . Vou nessa. Se desejarem comentar mandem mensagens para moranafilosofia@netlan.net .